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Quando você conhece uma pessoa com quem tem a intenção de se relacionar, logo você lança aquele famoso “interrogatório”, rico em perguntas pra encontrar a história e os objetivos do outro. Com as organizações não é diferente. Também gostamos de saber o que está por trás de cada marca. E é aí que entra a página “quem somos”, que toda loja necessita construir.


Ela é muito respeitável, a despeito de seja diversas vezes negligenciada por muitas empresas, que não têm ideia de como completar este espaço. O primeiro passo para a construção desta página é achar a identidade da tua loja. Valores, missões, como tudo começou. É isto que deve estar ali representado. Entretanto, para que as pessoas leiam, é preciso que isto seja posto de uma forma bacana e chamativa.


Essa foi a estratégia da Yellow Leaf Hammocks, loja que vende redes de balanço. No espaço dedicado a revelar a história da corporação, a loja mostra o processo artesanal pelo qual são feitas as peças, ilustrando com imagens da tribo indígena que as tecem. O site conta, ainda, que antes de serem artesões, esses índios eram explorados em trabalhos campestres. Os idealizadores do projeto assim como aparecem na página com fotos numa rede (claro!) e um perfil criativo sobre isto cada um. Esse cantinho do site ganhou o carinho e a importância de vários clientes que nem conheciam a marca.


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Repercussão: o número de visitantes do web site, atraídos por essa história, cresceu e as vendas aumentaram. Todo mundo aparecia uma boa história. Seu freguês também. E, muito eventualmente, você tem qualquer coisa curioso para revelar a respeito de como sua loja foi criada. Coloque essa história no seu blog, de uma maneira leve e gostosa de ler. Inspire-se nas técnicas do storyteling pra cativar o leitor. Boas histórias humanizam a marca e ainda fornecem assunto e sentido para o teu objeto.


Também, elas conseguem ser facilmente compartilhadas com amigos, familiares e pessoas próximas, o que se intensifica a tua visibilidade. Use uma história mais espirituosa e uma linguagem própria da marca. Se a tua loja tem um público-alvo jovem, como por exemplo, você não precisa pôr neste espaço um texto super careta e “corporativo”. Nesta hora, se você trabalha com algo mais clássico e sofisticado, oferece pra utilizar uma linguagem mais séria e rebuscada.


A ideia é que essa página tenha a mesma identidade do seu blog. Ela tem que ser uma extensão de sua loja e não um espaço que pareça desconectado do conjunto. Lembra-se do modelo citado no começo do texto, da loja Yellow Leaf? A página atrai freguêses pelo motivo de ela é humana. Oferece pessoas e histórias reais, no caso as dos índios artesões. É comum os empreendedores utilizarem o “quem somos” para comentar sobre data de fundação e destrinchar seus currículos invejáveis.


Não obstante, o que o freguês procura é discernir pontos em comum entre ele e a marca. Uma coisa que o toque e o faça crer que existe vida naquela organização, que há pessoas por trás da tela do pc. Peça depoimentos de consumidores fiéis para acrescentar deste espaço. Eles conseguem oferecer promessas diferentes a respeito do seu serviço. Você poderá, inclusive, alavancar um concurso. Convoque seus freguêses a descreverem em um parágrafo o que a sua loja significa para ele.


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