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Armando Santiago Jr. passava o dia inteiro atrás da tela do micro computador escrevendo textos pra seu website de política. Era começo de 2010, e ele defendia com unhas e dentes sua candidata presidencial, Dilma Rousseff (PT), aposta do por isso presidente Lula. O "companheiro Armando", como era chamado por outros blogueiros, se descrevia no Orkut como "um cidadão brasileiro indignado com a ação criminosa dos tucanos" pela campanha eleitoral.


Era casado, tinha cinquenta e seis anos e vivia em Poços de Caldas, Minas Gerais. Teu site chamava-se "Seja Mencionada Verdade" e dizia anunciar "a notícia transparente". Esse "Armando", no entanto, nunca existiu. Seu trabalho, segundo relatam, era alimentar o website com artigos desmentindo supostos boatos sobre Dilma Rousseff e digitar textos parciais e contrários a teu principal inimigo, José Serra (PSDB), que acabou derrotado no segundo turno. A página bem como chegou a ter notícias falsas. E, para disseminar teu assunto, o serviço acabou envolvendo a constituição de perfis falsos - no mínimo 131 deles no Twitter, segundo uma listagem à qual a BBC Brasil teve acesso.


Cota desses perfis, 84, ainda estão "vivos" na rede social, mesmo que inativos, e podem ser conferidos por cada um. A empresa apontada pelos entrevistados como responsável pelo serviço é a Ahead Marketing, de Gabriel Arantes Cecílio e, na data, também de Arnaldo Lincoln de Azevedo. Em seu site, é descrita como uma agência que adaptou o "marketing de guerrilha" para a realidade política. Fornece serviços como o de "invisible talkers" (comunicadores invisíveis), "grupo de agentes treinados que inserem mensagens em pontos estratégicos da cidade, a partir de diálogos entre eles mesmos ou com a população". Questionados por e-mail, os 2 negaram ter participado pela "criação de notícias falsas", entretanto não responderam à pergunta a respeito da criação de perfis falsos. Além do mais, disseram não poder falar se foram contratados para atuar pela campanha de Dilma Rousseff em 2010 por causa de não falam sobre isto "clientes ou supostos compradores" (leia mais abaixo). O blog da agência informa que ela participou "dentro e fora do Brasil" de "campanhas vitoriosas pra Presidência da República, governos estaduais e de grandes capitais", sem especificar quais.


  1. Responsabilidades do cargo

  2. Ler mais

  3. 4º: observação dos detalhes

  4. Insira um CTA na conclusão



Não há pela prestação de contas da campanha de 2010 de Dilma e do PT registros de pagamentos à Ahead Marketing. 234 mil, no entanto, da campanha do aliado e hoje governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), a "G. Cecílio e Cia Ltda", de Gabriel Cecílio Arantes. Pimentel concorreu ao Senado em 2010 e, no início daquele ano, foi um dos coordenadores da campanha de Dilma à Presidência.


Ele também aparece nos tuítes de alguns dos perfis falsos, que publicaram mensagens favoráveis não só ao então candidato, como também a postulantes do PT aos governos estaduais. Vinte de setembro de 2010. A "usuária" assim como tuitava a favor de Dilma: "Programa de Dilma mostra a história de vida de uma mulher vitoriosa", escrevera um mês antes.


BBC Brasil Fabricio Benevenuto, professor do departamento de Ciência e Computação da Instituição Federal de Minas Gerais (UFMG), demonstrando ansiedade com a "tentativa de manipulação de opinião pública pelo uso de perfis falsos" por esse ano. Para Pablo Ortellado, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP, a descoberta "mostra que o Brasil tem no mínimo 8 anos de 'know-how' de que forma fazer fakes de forma sofisticada como estratégia organizada de campanhas políticas". Por meio de tua assessoria de imprensa, Dilma negou que tenha contratado tal serviço. Depoimentos dos entrevistados pela BBC Brasil e tuítes notabilizam que campanhas de políticos como Aécio Neves (PSDB-MG), então candidato à Presidência, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) teriam contratado o serviço. Os quatro ex-funcionários chegavam pra trabalhar todos os dias por volta das 10h em um apartamento em Higienópolis, bairro nobre na zona central de São Paulo, segundo relatam os entrevistados pela BBC Brasil.


Assim como trabalhavam ali um diagramador e, as vezes, uma pessoa de tecnologia da dica, esclarecem os entrevistados. As artigos variavam principalmente entre notícias que atacavam Serra e textos que desmentiam boatos sobre isto Dilma que, pela época, circulavam em outros sites, grupos de Orkut e correntes de email. O blog tinha as categorias: "(Des)governo do PSDB", "Desmentindo boatos", "Partido da Imprensa Golpista" e "PSDB: Mancadas da campanha", além de outros mais. Um exemplo de publicação que pretendia desmentir textos falsos a respeito de Dilma é uma que explica que o presidente Michel Temer (PMDB), vice pela chapa, não era satanista. Esta artigo que fazia uma compilação de links de "desmentidos de e-mails falsos a respeito Dilma" foi bastante disseminada - ganhou setenta comentários no blog.


Um desses textos de checagem de infos mostra como são falsos emails a respeito de "uma amante lésbica" da então candidata, que estaria lhe pedindo pensão pela Justiça. O objeto ensina o leitor como pesquisar no web site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o nome do advogado da suposta amante citado no email, verificando, portanto, que ele não existe.


Se bem que a maioria das publicações fosse de ataques a Serra ou de checagem de dados sobre o assunto Dilma, os entrevistados na BBC Brasil admitem que chegaram a gerar bem como notícias falsas. Uma publicação do dia seis de outubro de 2010, tendo como exemplo, informa que o Vaticano estava discutindo "excomungar José Serra".